terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PARIS ESTÁ SEM LUZ

Minha Nossa Senhora da Misericórdia Francesa, o que aconteceu com a França? Está tudo às escuras. Estariam os franceses voltando à Idade Média, ao tempo das trevas? Onde, por favor, me respondam com urgência máxima, o iluminismo, os ícones da modernidade traduzidos em liberdade, fraternidade e igualdade? Cadê???? Penso que no Cemitério Pere Lachaise, em Paris, os grandes pensadores, intelectuais, artistas, filósofos que ajudaram a cimentar a sociedade moderna devem estar revirando seus esqueletos em seus caixões. De que estou falanado, gente? Ando meio distraída, não tenho assistido ou lido jornais. Quero só amenidades, mas ontem me deparei com uma reportagem na Folha de São Paulo que me deixou estarrecida. Franceses em uma manifestação de grande porte, em frente à Torre Eiffel, pasmem caros leitores, se colocando contra o casamento entre gays. E eu que amei tanto a França, que cultuava sua cultura, agora uma decepção dessas? Sinceramente não esperava. Se isso acontecesse aqui, no meu terceiro mundo, ainda vá lá, mas na FRANÇA????? Voces franceses ficaram doidos? Já não basta o preconceito contra os de origem mulçulmana, os movimentos neo-naziztas, agora isso??? Monsieur le President, François Hollande, por favor, tome uma atitude, urgente!É uma vergonha que em pleno vigor do século XXI ainda persistam pensamentos e posturas como essas. Voces já se esqueceram que intolerâncias semelhantes levaram ao caos de uma Segunda Guerra, da qual voces foram grandes vítimas? Tenham a gentileza de pelo menos honrar os resistentes que lutararm para libertar voces das garras insanas de Hitler. Vão criar vergonha nessas caras e lutar por causas bem mais relevantes e justas. Estou com vergonha de voces; estou com vergonha de mim, do amor que sentia por seu país. PARIS, ACENDA SUAS LUZES, FAÇA JUSTIÇA AO SEU TÍTULO DE CIDADE LUZ. No momento meus caros franceses, voces estão vivendo a luz de velas. Que decepção Santa Brigitte Bardot. Talvez você tenha feito bem em se naturalizar russa. Continuo de luto, agora pelo preconceito, pela intolerância, pela ignorância. No momento para voces, franceses, o meu desprezo. Não vou nem comprar a manteiga La Motte que costuma frequentar minha mesa. É repúdio total. Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário