segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A FUGA

Ontem pranteei os mortos da tragédia de Santa Maria a meu modo. Se fosse em priscas eras, teria passado o dia grudada na televisão assistindo todas as reportagens,os debates, as cenas chocantes, o sofrimento dos parentes. Recusei-me. Não quis ver as labaredas consumindo paredes, sonhos, expectativas, alegria, juventude. Sei como ficam as pessoas queimadas. Já trabalhei em um hospital especializado em grandes queimados e é aterrorizante, para dizer o mínimo. Suas figuras disformes assustam, repugnam, provocam uma comoção que até hoje, passados mais de vinte anos ainda guardo na memória suas feições. Vi a mãe que queimou a filha adolescente que estava grávida; a mulher que traída, tocou fogo em si mesma; o marido que teve o pênis queimado porque traiu sua esposa; o bebê queimado inadvertidamente em seu berço pelo irmãozinho; a menina que quis repetir um quadro de mágica apresentado na TV; um menino cuja tia derramou sobre ele uma panela com óleo quente. Todos morreram, ou ficaram com cicatrizes eternas. Chega! Para mim, o fogo tem ainda um agravante: as chamas que consumiram minha casa ainda brilham céu acima e me queimam por dentro, numa ferida que não tem cura. Assim, vi uma ou outra imagem, um ou outro comentário e empreendi fuga para um lugar mais seguro. Passei o dia fazendo meus álbuns. Tenho vários. Os de fotos, os dos meus pensamentos e sonhos particulares, que chamei de "as coisas e as não coisas de Ana" (roubei essa frase de uma propaganda). Depois, pintei. Não quadros, mas objetos, para decorar minha casa que agora está toda em tons de preto. Sem querer colori tudo dessa cor. Não foi intencional, somente uma triste coincidência. Não há mais nada a ser dito, mas vou terminar este post com a música Paciência, de Lenine. Talvez ela seja um alento. PACIÊNCIA (LENINE) MESMO QUANDO TUDO PEDE UM POUCO MAIS DE CALMA, ATÉ QUANDO O CORPO PEDE UM POUCO MAIS DE ALMA, A VIDA NÃO PARA. ENQUANTO O TEMPO ACELERA E PEDE PRESSA, EU ME RECUSO, FAÇO HORA, VOU NA VALSA. A VIDA É TÃO RARA. ENQUANTO TODO MUNDO ESPERA A CURA DO MAL, E A LOUCURA FINGE QUE TUDO ISSO É NORMAL, EU FINJO TER PACIÊNCIA. O MUNDO VAI GIRANDO CADA VEZ MAIS VELOZ, A GENTE ESPERA DO MUNDO E O MUNDO ESPERA DE NÓS UM POUCO MAIS DE PACIÊNCIA. SERÁ QUE É TEMPO QUE LHE FALTA PARA PERCEBER? SERÁ QUE TEMOS ESSE TEMPO PARA PERDER? E QUEM QUER SABER? A VIDA É TÃO RARA, TÃO RARA..... PS: se eu não fosse analfabeta em computardor baixaria esse vídeo para voces, mas ele está lá, no Youtube. Corram, ouçam, vale a pena. Depois me digam se gostaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário