quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A FAMÍLIA ALVES DE LIMA

Continuando a história de minhas amigas, é impossível passar por ela sem conhecer seus pais. Assim, Dulce é a cópia cuspida e escarrada do pai, seu Reinoldo. Rosangela é a versão mais nova de dona Dinorá e Giovani é uma mistura bem sucedida dos dois. Vamos começar pela matriarca. Origem humilde, quando moça trabalhava em casa de família.Dotada de uma beleza serena, quase clássica, mignom, delicada nos gestos e nas palavras.
Cozinha que é um espetáculo, faz uns sonhos que só ela! Nunca a conheci com cabelos pintados, assumiu seus fios brancos e isso só lhe confere um ar de classe, ao contrário do que se imagina, não a torna mais velha. Tem uma elegância que independe de classe social ou cultural, jamais a ouvi dizer um palavrão, nem um banal "merda". É simples sem ser simplória, sua essência é humanamente humana, se é que essa expressão existe. Já seu Reinoldo é o avesso, o lado contrário. Descendente de bugres, atarracado, uma caixa de geladeira (não a duplex), moreno, falador, dono de um senso de humor invejavel, mas capaz de sentar uma chulapa em quem lhe desaforar.
Era caminhoneiro e sua escola foi a vida. Não tem a finesse da esposa, os rapapés sociais. É o que é, quem gostar, gostou. Se não gostou mude de lugar.
Hoje, já aposentado, tem como paixão um "fusca" bege. Tá "zero bala", como ele diz. Recusa-se a usar celular, o que é motivo de preocupação das filhas, principalmente quando ele resolve se aventurar pelas estradas com seu possante.
Para tudo tem uma tirada bem colocada. Assim, agora quer que o genro construa uma "redícula", com "val de entrada" e detalhe, como ficará perto da churrasqueira, a fumaça não poderá em hipótese nenhuma entrar no ambiente. Quando ele conheceu a mocinha Dinorá, ela era noiva de um sujeito que segundo ele, não valia nada, era chegado num carteado. Foi incisivo, fez ela romper o compromisso, já estava apaixonado. Tão apaixonado que aguentou um namoro sem dar um beijo sequer.
Antes da cerimônia ainda tentou roubar um ósculo da noiva, mas ela foi taxativa:"quem esperou até agora pode esperar mais umas horas". Ele esperou. Após o casório a família da noiva sugeriu que ela ficasse em casa e ele fosse para o hotel. Onde já se viu? Agarrou a já esposa pelo braço, enfiou-a dentro do caminhão e rumou para a tão sonhada lua de mel.
Deve ter sido de arromba, imaginem só quantos beijos guardados durante meses. Não quero nem pensar no resto da noite. O fato é que na manhã seguinte estava tão acabado que caiu da escada e estropiou-se todo. Como ele precisava trabalhar, juntou o útil ao agradável. Enquanto transportava carga, desfrutava os primeiros dias de casado. A mala com o enxoval da noiva ia amarrada em cima do caminhão. Talvez, por ter se excedido na volúpia, não amarrou bem a bichinha, que acabou criando asas e saiu voando estrada afora.
Foi um desespero. Dona Dinorá não era mulher de dormir sem camisola, coisa mais indecente, ora veja! Mas seu Reinoldo não se desesperou. Como ele diz, todo caminhoneiro se conhece e assim ele foi investigando pela rodovia até encontrar a dita mala, agora bem segura em cima de um caminhão tanque. Estão casados a mais de 50 anos. Nem tudo foi veludo sobre azul. Houveram períodos difícieis, mas passaram. Agora desfrutam o conforto que as filhas, todas bem sucedidas, podem lhes dar. E elas dão com prazer. Família unida, tão raro nos dias de hoje. Tão bom estar com eles, rirmos juntos, comermos até nossas barrigas estourarem, bebermos até aquele ponto em que nos tornamos mais alegres que o normal, porém, sem a chatice dos que não sabem a hora de parar. Tudo junto e misturado: filhas, genros, netos, namorados, amigos e quem mais aparecer. Se voltaremos? Precisa perguntar????

3 comentários:

  1. casados a mais de houveram??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    que falta faz um bom livro de gramática.....

    ResponderExcluir
  3. Ô FILHO DA PUTA DO CARALHO, VÁ PARA A PUTA QUE TE PARIU, PQ NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS VC NÃO ENTRA. JÁ QUE VC ENTENDE TANTO DE NOSSA LÍNGUA MÃE E SÓ GOSTA DE ERUDIÇAÕ, PQ VC LÊ O QUE EU ESCREVO? VÁ LER MACHADO, JÁ ACONSELHEI. MAS É FALTA DO QUE FAZER, NÉ? É MEU BEM, A SOLIDÃO E A INVEJA MATAM.
    VÁ SE FODER, VÁ TOMAR NO SEU CU, QUE POR SINAL DEVE ESTAR BEM ESTRAGADO PQ VC SÓ FAZ MERDA.

    ResponderExcluir